Nomofobia (Vício em celular): Sintomas, Causas, Tratamento

nomofobia-causas

Há vários tipos de fobias específicas como, por exemplo, a Fobia Social, a Aracnofobia (medo de aranha), a Acrofobia (medo de altura) e a Claustrofobia (lugares fechados). A Nomofobia é o medo irracional de estar sem celular. Seu nome deriva do inglês No Mobile-Phone Phobia – Nomophobia.

Esta fobia está relacionada ao vício/adicção ao uso do celular e outras tecnologias como computadores, tablets e videogames. Ou seja, quanto maior a Dependência Digital, maior a fobia.

Sendo assim, considerando que a OMS define a adicção como doença, a Dependência Digital e a Nomofobia são doenças relativamente recentes, que surgiram pelas mudanças e avanços tecnológicos da/na sociedade.

As novas tecnologias, assim como novos desafios e formas de comunicação, também nos trouxeram novas dependências (neste caso, o vício em celular) ou medos irracionais (perdê-lo ou sair sem ele) – Nomofobia.

Nomofobia é uma relativamente nova doença que pode ser definida como o medo de ficar sem celular, até mesmo pânico, caracterizando uma fobia de ficar sem celular.

E não é um transtorno para ignorar, porque pode ter consequências para a saúde. Entre os sintomas mais comuns, ansiedade e estresse de perder o telefone ou não ter cobertura de operadora de internet / WiFi para se manter conectado.

Vamos ver mais de perto o que é a nomofobia e o que fazer para detectar os primeiros sintomas da dependência excessiva no celular.

nomofobia sintomas causas tratamento

Os sintomas da nomofobia

Medo, ansiedade, estresse e ataques de pânico ao pensar em sair sem celular. Os sintomas podem levar a outros efeitos colaterais, como tremores, sudorese, tontura, dificuldade em respirar, náuseas, dor no peito, aceleração da freqüência cardíaca. São sintomas de dependência.

Causas do vício em celular

Esta dependência psicopatológica vai além de uma fobia simples, de modo que os remédios naturais, tais como anti-ansiedade podem não ser eficazes. Baixa auto-estima e dificuldades nos relacionamentos sociais são fatores de risco que podem causar nomofobia.

O vício no sistema de recompensa de redes sociais – como os likes de facebook, retuítes, views em vídeo de youtube, e ‘corações’ no Instagram – também pode ser um fator que contribui na dependência, pois é uma forma de obter pequenos prazeres psicológicos de forma fácil e rápida.

Se você reage mal quando perde sua cobertura móvel ou simplesmente não têm wifi, e pode identificar algum dos sintomas acima, você deve consultar um especialista para fazer um diagnóstico preciso e pensar na ação oportuna para curar a dependência patológica no celular. A coisa mais importante é identificar o problema.

Sozinho, é possível tentar se ‘desviciar’ aos poucos, encontrando outros interesses que não sejam na internet, e tentando priorizar atividades offline e encontros sociais presenciais. E também, começar a considerar que não é necessário tirar foto de todos os momentos da sua vida para colocar em instagram, facebook, snapchat, etc.

Benefícios do uso de celular

Em contrapartida, um estudo do curso de Especialização em Fundamentos da Educação da Universidade Estadual da Paraíba, constatou que o uso pedagógico do celular pode ser uma ferramenta a mais no processo de ensino-aprendizagem. Destacam que a escola deve acompanhar as mudanças da sociedade e desenvolver práticas que estejam de acordo com essas mudanças. Eles também discutiram os malefícios do uso indevido do celular, mas de forma diferente. Em vez de um discurso taxativo, incentivaram os próprios alunos a pesquisarem sobre a nomofobia utilizando a internet de seus próprios celulares. Constataram que os alunos puderam argumentar com propriedade essa questão, concluindo assim que o uso do celular para esse fim foi eficaz.

Existe, então, uma diferença entre quantidade e qualidade do uso desses aparelhos, afinal, um web designer ou programador utiliza muito mais o computador do que um médico no consultório.

Hoje em dia não é raro vermos reportagens sobre este tema. Casos de internações (junto com dependentes químicos) e até mesmo mortes ocasionadas pela Dependência Digital. Drogas usadas para concentração no videogame (metanfetaminas) etc.

Apesar de ser um assunto relativamente novo, comparando com a Dependência Química podemos encontrar conceitos já conhecidos há mais tempo. Seria a Nomofobia um tipo de abstinência?

Como enfrentar a Nomofobia

Um estudo feito na Universidade Técnica de Ambato – Equador, concluiu que a nomofobia afeta significantemente o processo de ensino-aprendizagem da população pesquisada. O trabalho concluiu que os estudantes sentem ansiedade e medo quando não estão com seus celulares e observam frequentemente seus aparelhos durante a aula, ansiosos por mensagens.

No fim do estudo são sugeridas ações para lidar com esse problema, das quais colocarei algumas no fim desse texto, mas quem quiser ver o estudo na íntegra, clique aqui.

Outro estudo, também na cidade de Ambato, constatou a incidência da Nomofobia nas relações socioafetivas de jovens entre 17 e 21 anos, concluindo que a maior porcentagem desses jovens consideram o celular uma necessidade básica para se relacionarem, deixando de lado as relações pessoais. Constatou também que o apego ao celular chega a ser maior do que o apego pelos familiares, tornando assim mais comuns os problemas com a família e de comunicação, já que os pais passam muito tempo trabalhando enquanto os filhos ficam sós dedicando o tempo à tecnologia e não ao estudo.

 

fonte:

http://psicoativo.com/2015/12/nomofobia-sintomas-causas-e-tratamento.html….///

http://www.psicologiaviva.com.br/blog/nomofobia-e-dependencia-digital/….///

 

 

Tagged