Cepsi indica – filme: “Nise – O Coração da Loucura” retrata a psiquiatra que descobriu gênios
- 4 de outubro de 2016
- Cepsi indica/apoia
- Sem Comentários
“Nise – O Coração da Loucura” – retrata a psiquiatra que descobriu gênios
Produção transporta para as telas a história da alagoana Nise da Silveira que foi aluna de Carl Jung, e usou a arte como forma de tratar os pacientes. Com lançamento em 2016, o filme dirigido por Roberto Berliner é resultado de 13 anos de ampla pesquisa, o filme é baseado em um momento da vida da médica psiquiatra Nise da Silveira, pioneira da terapia ocupacional no Brasil.
Nascida em Maceió, Nise esteve entre as primeiras mulheres que se formaram em medicina no Brasil. No fim dos anos 1930, foi afastada da psiquiatria por motivos políticos – ela chegou a ser presa por posse de livros marxistas -, até que, em 1944, voltou a trabalhar no Centro Psiquiátrico Engenho de Dentro, no Rio. E é este período específico no hospital que o filme retrata.
Ao sair da prisão, a doutora Nise da Silveira volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos.
Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início à uma revolução regida por amor, arte e loucura.
Nise da Silveira é um daqueles personagens que faz o mundo avançar em todos os sentidos – ROBERTO BERLINER diretor de “Nise – O Coração da Loucura”.