A relação entre mentes brilhantes e a solidão

Capa-solidão-696x389

Você sabia que Steve Wozniak inventou o primeiro computador Apple sentado sozinho em um cubículo na Hewlett Packard, onde então trabalhava?

Sabia que Isaac Newton preferia ficar sozinho estudando a ficar rodeado de pessoas, e que a descoberta da Lei da Gravidade deu-se pelo fato de que ele estava sozinho recostado numa macieira?

O que esses dois casos tem em comum?  Grandes feitos se deram pelo fato de que a solidão esteve presente.

Normalmente pessoas mais introvertidas preferem a solidão: esse é o perfil de pessoas inventivas e perspicazes.

 

blog19-1

Susan Cain, autora do livro Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking (Silêncio: O poder dos introvertidos num mundo que não consegue parar de falar), cuja conferência na plataforma TED Talks defende veementemente que a riqueza criativa das pessoas surge em meio a solidão e solicita, pelo bem da sociedade, que se pratique cada vez mais a introversão.

“Sempre me disseram que eu deveria ser mais aberta, embora eu sentisse que ser introvertida não era algo ruim. Durante anos fui a bares lotados, muitos introvertidos fazem isso, o que representa uma perda de criatividade e de liderança que nossa sociedade não pode se permitir. Temos a crença de que toda criatividade e produtividade vem de um lugar particularmente sociável. Só que a solidão é o ingrediente essencial da criatividade. Darwin fazia longas caminhadas pelo bosque e recusava enfaticamente convites para festas. Steve Wozniak inventou o primeiro computador Apple sentado sozinho em um cubículo na Hewlett Packard, onde então trabalhava. Solidão é importante. Para algumas pessoas, inclusive, é o ar que respiram”.

Paper Abstract Human Brain on Dark Background. Vector Illustration

Mente brilhante

O que Susan defende é o padrão imposto de que “devemos socializar sempre”. Quantas vezes você, após um dia cheio de trabalhos, estudos, ligações, afazeres não apreciou um momento de silêncio e solidão ao chegar em casa ou no seu quarto? A solidão é muitas vezes necessária, o silêncio e a introversão permite que você ouça sua mente e seu coração e o que eles tem a dizer.

Não significa que da noite para o dia você será o próximo inventor de algo revolucionário, mas que você está se permitindo realizar algo inovador em sua vida.

http://www.revistapazes.com/mentes-solidao/