Você conhece a síndrome das pernas inquietas?

Esquizofrenia - diversos

Conheça aqui a síndrome das pernas inquietas, suas causas e tratamentos.

A síndrome das pernas inquietas, também conhecida como síndrome de Ekbom, é uma condição em que há um grande desconforto e uma vontade praticamente irresistível de mover as pernas, ocorrendo geralmente no período da noite, quando a pessoa está deitada ou sentada. Esta síndrome é bastante comum, tendo mais de 150 mil casos por anos no Brasil.

É caracterizada como uma doença crônica (não tem cura), tem duração de anos ou a vida inteira, mas possui tratamentos que podem amenizar.

Quais são as causas?

Não existe um consenso com relação à causa desta síndrome, mas especialistas acreditam que ela esteja relacionada a um possível desequilíbrio de dopamina no cérebro.

Sintomas, diagnósticos e exames

Os principais sintomas são, necessidade de movimentar as pernas quando se está relaxado e ter crises de movimentos periódicos durante o sono. O diagnóstico pode ser feito pela própria pessoa, mas há critérios divulgados pelo Grupo Internacional de Estudos da Síndrome das Pernas Inquietas que estabelecem, a vontade irresistível de movimentação, a frequência e predominância no período noturno, o início ou potencialização quando em descanso, seja sentado ou deitado, o alívio parcial por atividades como caminhada ou alongamento e a origem sem explicação de condições físicas ou mentais.

Exames físicos de contrações musculares podem ser feitos para a averiguação, assim como eletromiografia e o exame de velocidade da condução nervosa.

istock000059762852small

Complicações causadas

As maiores complicações são o desconforto, no entanto, algumas doenças possuem sintomas parecidos, mas com tratamentos diferenciados, como mal de Parkinson, neuropatia diabética, problemas circulatórios, entre outros.

Em casos mais graves, a síndrome pode acarretar em depressão, em casos em que a desordem atrapalha no cotidiano da pessoa, é possível ter complicações no trabalho, ou, quando recorrente à noite, pode acarretar em insônia e problemas resultantes de noites mal dormidas.

Existe tratamento?

Não há medicação específica para o tratamento, no entanto em casos brandos, é indicado o uso de benzodiazepínicos, enquanto, os casos mais complicados, é recomendado medicamentos que estimulam os receptores da dopamina, como pramipexole.

Como muitas outras síndromes, a cafeína e o tabagismo podem agravar os sintomas da síndrome quando consumidos em excesso.

fonte:

http://www.pijamasforyou.com.br/blog/sindrome-das-pernas-inquietas/